Governação do Millennium bim
Órgãos Sociais
Regimentos dos Órgãos e Comissões
Estrutura Accionista
![]() |
||
BCP África SGPS, Lda. | (66,6855%) | |
Estado Moçambicano | (17,1217%) | |
INSS - Instituto Nacional de Segurança Social | (4,9507%) | |
EMOSE - Empresa Moçambicana de Seguros, S.A. | (4,1474%) | |
FDC - Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade | (1,0841%) | |
Gestores, Técnicos e Trabalhadores | (6,0107%) |
Relatório & Contas
Indicadores Prundenciais e Económico-Financeiros - Junho 2022
Indicadores Prundenciais e Económico-Financeiros - Março 2022
Relatório de Disciplina de Mercado - Dezembro 2021
Relatório e Contas 2021
Indicadores Prundenciais e Económico-Financeiros - Dezembro 2021
Indicadores Prundenciais e Económico-Financeiros - Setembro 2021
Relatório de Disciplina de Mercado - Junho 2021
Relatório e Contas Intercalar 1º semestre 2021
Indicadores Prundenciais e Económico-Financeiros - Junho 2021
Indicadores Prundenciais e Económico-Financeiros - Março 2021
Relatório de Disciplina de Mercado - Dezembro 2020
Relatório e Contas 2020
Indicadores Prudenciais e Económico-Financeiros - Dezembro 2020
Indicadores Prudenciais e Económico-Financeiros - Setembro 2020
Compliance Office
Missão
A confiança na instituição é um pilar fundamental para que se atinjam os objectivos a que esta se propõe. Por isso, o Millennium bim está em constante busca sobre a melhor forma de organização da sociedade e de criação de mecanismos de fiscalização e controlo que permitam reforçar a sua credibilidade e solidez.
O Millennium bim não só acompanha de perto os diferentes modelos que são recomendados e implementados a nível nacional e internacional têm, como participa activamente sobre as melhores práticas de governo societário.
Como resultado, o Banco continuará a adoptar as práticas que contribuam para assegurar:
Como resultado, o Banco continuará a adoptar as práticas que contribuam para assegurar:
• A transparência nas práticas de governação e processos de decisão;
• A fiscalização e controlo independente da sua implementação;
• A participação efectiva e informada dos accionistas na vida da sociedade.
Este modelo é reflectido no seguinte conjunto de órgãos sociais, estruturas e responsáveis:
• Conselho de Administração Millennium bim;
• Conselho de Administração Millennium Seguros;
• Compliance Office (COFF).
Licença Bancária
Certidão do Registo Comercial Millennium bim
Políticas de Compliance OS0202
Políticas de Compliance OS0203
Código de Conduta OS0012
Lei Cambial
Regulamento Cambial
Aviso 20 - Regulamento Cambial
Aviso 10 - Regulamento Cambial
Patriot Act
The Wolsberg Group
Lei de Branqueamento de Capitais
Lei de Prevenção, Repreensão e Combate ao Terrorismo
Directrizes sobre Prevenção e Repressão do Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo
Estatutos
Código de Conduta das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras
Resumo Executivo
Com cerca de 1.8 milhões de Clientes, o Millennium bim é líder de mercado, posicionando-se como um Banco inovador que satisfaz as necessidades dos seus Clientes marcando, ao longo dos seus 25 anos de história, o ritmo de desenvolvimento do sector financeiro em Moçambique.
O resultado cresceu 39,8% em 2021 face a 2020 impulsionado por uma recuperação gradual da actividade económica mesmo em meio a uma situação pandémica instável. O Activo Total atingiu 184,1 mil milhões de Meticais em 2021.
Consciente do seu papel na sociedade, o Millennium bim foi a 1ª instituição financeira a criar um programa de responsabilidade social estruturado, desenvolvendo actividades com carácter permanente e em constante evolução, apoiando essencialmente áreas onde o país necessita de maior apoio social, nomeadamente na Educação, Cultura, Desporto infanto-juvenil e Saúde.
Ao longo dos últimos 26 anos, o Millennium bim foi galardoado com mais de 100 prémios por várias instituições nacionais e internacionais, de entre os quais, destacamos:
- Melhor Banco do Ano em Moçambique (The Banker magazine);
- Melhor Banco em Moçambique (Global Finance magazine);
- Melhor Banco do Ano em Moçambique (EMEA Finance magazine);
- Melhor Banco em Moçambique (Euromoney magazine);
- Melhor Grupo Bancário em Moçambique (World Finance magazine);
- Melhor Banco Local em Trade Finance em Moçambique (EMEA - GTR);
- Melhor Banco em Trade Finance em Moçambique (Global Finance magazine);
- Melhor Site para Clientes Particulares em Moçambique (Global Finance);
- Melhor Aplicação de Mobile Banking (Global Banking and Finance Review);
- Melhor Banco Digital (Global Finance magazine);
- Melhor Banco em Trade Finance (Global Finance magazine);
- Melhor Banco Privado (Global Finance magazine);
- Banco mais Inovador (Global Finance magazine).
Para melhor servir os seus cerca de 1.8 milhões de Clientes, o Millennium bim está presente em todo o território nacional com uma rede de ATM, POS, Agentes e Balcões preparados para servir Clientes em diversos segmentos, contando com a dedicação e profissionalismo dos seus mais de 2600 Colaboradores.