Presidente

Licenciado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Investigação Operacional (parte académica) no Instituto Superior Técnico (Lisboa), Mestrado em Economia na Université Catholique de Louvain (Bélgica).

Actualmente Membro do CA e Presidente da Comissão de Auditoria, Membro das Comissões de Nomeações e Remunerações e da Avaliação de Risco do BIM – Banco Internacional de Moçambique, S.A. Iniciou a sua carreira no sector financeiro como Consultor de serviços financeiros no Banco Português do Atlântico, Banco Nacional Ultramarino, Banco Espírito Santo, Manufactures Hannover Trust de 1982 a 1989. Em 1989 foi responsável pelas áreas de controlo de riscos, ALM, research de mercados financeiros e mercado de capitais na Direção Financeira – BPA, S.A. Foi Assessor do Presidente do Conselho Nacional do Plano em 1990. Membro do CA da Corretora Atlântico - Soc. Financeira de Corretagem S.A. e da Servimédia – Sociedade Mediadora de Capitais, S.A. e Presidente do CA da Servimédia - Sociedade Corretora S.A. em 1993. Responsável pela Direção de Gestão de Ativos e Passivos do BPA em 1995, e do BCP em 1998. Responsável pelo projecto “Ano 2000” do Grupo BCP em 1999 e pelo desenho, desenvolvimento e lançamento do site bancário “cidadebcp” em 2000 no BCP, S.A. Coordenador da Unidade de Produtos de Investimento – BCP, S.A. em 2002. Group Risk Officer do BCP, S.A. em 2003. Membro do CA e designado Vogal da CE do BCP, S.A. em 2015, responsavel, entre outras, pelas áreas de risco e conformidade, tendo sido reconduzido nestes cargos em 2018. É Membro do Conselho de Administração do Banque Privée BCP (Suíça) desde 2018.

Ver mais
Membro

É doutorando em Estudos Africanos no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL, Licenciado em Informática de Gestão no Instituto Superior Politécnico e Universitário, Pós-Graduado em Informação de Gestão na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais – Universidade Católica Portuguesa, Pós-Graduado em Consultoria e Gestão de Projectos, Departamento de Ciências e Tecnologia na Universidade Autónoma de Lisboa.

Vogal do CA desde 2012 e Vogal da Comissão de Auditoria desde 2018 no BIM. É Presidente do Conselho de Administração da Seguradora Internacional de Moçambique desde 2016. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral na Associação das Seguradoras de Moçambique desde Julho de 2021. Iniciou a sua carreira profissional como Técnico de Informática, responsável para Gestão de Equipamento na empresa SAGE em 1992. Técnico de Equipamento de Telecomunicações na Direcção de Operações, Director do Departamento de Gestão da Rede e mais tarde de Técnico Superior na Direcção de Sistemas de Informação, da Empresa TDM, E.P. em 1995. Consultor e Gestor de Projectos na Unidade Técnica de Reforma da Administração Financeira do Estado (UTRAFE), chefiou a Divisão do Projecto de Implantação do Sistema de Administração Financeira do Estado (eSISTAFE) – Ministério do Plano e Finanças em 2002, tendo coordenado a moderação dos Seminário de “Sistemas de Informação e Comunicação no Sector Público” no âmbito da divulgação da Reforma da Administração Financeira do Estado, junto à Comissão Nacional da Política de Informática em 2003. Foi Consultor em Gestão de Projectos no Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Financeira (CEDSIF) - Ministério das Finanças em 2010.

Desempenhou as funções de Assessor do Secretário-Geral e dos Ministros na Presidência, Assessor para os Assuntos Parlamentares, Assessor para Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais e Assessor para os Assuntos Gerais da Casa Civil da Presidência da República (desde 2005).

Vice-Presidente do Conselho de Administração no Fundo de Fomento Pesqueiro / ProAzul desde 2012 e, interinamente, Presidente do Conselho de Administração em 2018.

Ver mais
Membro

Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, formada em Gestão de Finanças Públicas e sobre fortalecimento das instituições fiscais e gestão de riscos fiscais – Instituto do FMI, formada em Protocolo de Estado e Gestão de Projetos.

Iniciou a sua carreira profissional como Estagiária na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto em 2001. Dentre 2001 à 2002 trabalhou como Técnica de Liquidação Financeira da Interbolsa (Central de valores Mobiliários) no Porto, Portugal. Também trabalhou como Técnica de Dívida Pública na Direcção Nacional do Tesouro do Ministério do Plano e Finanças de Moçambique.

Exerceu os cargos de Directora Nacional Adjunta do Orçamento do Ministério das Finanças de Moçambique entre 2010 à 2012. Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, com competências executivas de gestão da instituição e desenvolvimento da bolsa de valores, de 2012 à 2016. Directora do Gabinete da Esposa do Presidente da República – Presidência da República de Moçambique, no âmbito do apoio às actividades da Primeira-Dama, de 2016 à 2017. E, também, exerceu o cargo de Directora Nacional do Gabinete de Gestão do Risco do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique de 2018 à 2019.

Ver mais
Membro

Licenciado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico em Lisboa, fez Curso Complementar de Seguros na Associação Portuguesa de Seguradores, Curso Geral de Gestão na Universidade Nova de Lisboa, Curso Avançado de Ramos Técnicos na Munich Re e Programa Avançado de Gestão para Executivos na Universidade Católica Portuguesa.

Desde 2015 Presidente do conselho de Conselho de Administração do Millennium bim (Moçambique), Rui Manuel Teles Raposo Pinho de Oliveira, Desempenhou a função de Director de Obra/Grupo de Obras na Teixeira Duarte, Engenharia e Construções em 1987. Em 1996 foi Director de Serviços na Ocidental Seguros. Em 2000 Director Coordenador, Império Comércio e Indústria. E em 2011 Presidente da Associação Moçambicana de Seguradoras.

Ver mais
Cookies nas plataformas digitais do Millennium bim
O site do Millenniumbim utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Para aceder a todos os conteúdos de uma forma simples seleccione CONTINUAR.