Comissão de Avaliação de Riscos
Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, formada em Gestão de Finanças Públicas e sobre fortalecimento das instituições fiscais e gestão de riscos fiscais – Instituto do FMI, formada em Protocolo de Estado e Gestão de Projetos.
Iniciou a sua carreira profissional como Estagiária na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto em 2001. Dentre 2001 à 2002 trabalhou como Técnica de Liquidação Financeira da Interbolsa (Central de valores Mobiliários) no Porto, Portugal. Também trabalhou como Técnica de Dívida Pública na Direcção Nacional do Tesouro do Ministério do Plano e Finanças de Moçambique.
Exerceu os cargos de Directora Nacional Adjunta do Orçamento do Ministério das Finanças de Moçambique entre 2010 à 2012. Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, com competências executivas de gestão da instituição e desenvolvimento da bolsa de valores, de 2012 à 2016. Directora do Gabinete da Esposa do Presidente da República – Presidência da República de Moçambique, no âmbito do apoio às actividades da Primeira-Dama, de 2016 à 2017. E, também, exerceu o cargo de Directora Nacional do Gabinete de Gestão do Risco do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique de 2018 à 2019.
Licenciado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Investigação Operacional (parte académica) no Instituto Superior Técnico (Lisboa), Mestrado em Economia na Université Catholique de Louvain (Bélgica).
Actualmente Membro do CA e Presidente da Comissão de Auditoria, Membro das Comissões de Nomeações e Remunerações e da Avaliação de Risco do BIM – Banco Internacional de Moçambique, S.A. Iniciou a sua carreira no sector financeiro como Consultor de serviços financeiros no Banco Português do Atlântico, Banco Nacional Ultramarino, Banco Espírito Santo, Manufactures Hannover Trust de 1982 a 1989. Em 1989 foi responsável pelas áreas de controlo de riscos, ALM, research de mercados financeiros e mercado de capitais na Direção Financeira – BPA, S.A. Foi Assessor do Presidente do Conselho Nacional do Plano em 1990. Membro do CA da Corretora Atlântico - Soc. Financeira de Corretagem S.A. e da Servimédia – Sociedade Mediadora de Capitais, S.A. e Presidente do CA da Servimédia - Sociedade Corretora S.A. em 1993. Responsável pela Direção de Gestão de Ativos e Passivos do BPA em 1995, e do BCP em 1998. Responsável pelo projecto “Ano 2000” do Grupo BCP em 1999 e pelo desenho, desenvolvimento e lançamento do site bancário “cidadebcp” em 2000 no BCP, S.A. Coordenador da Unidade de Produtos de Investimento – BCP, S.A. em 2002. Group Risk Officer do BCP, S.A. em 2003. Membro do CA e designado Vogal da CE do BCP, S.A. em 2015, responsavel, entre outras, pelas áreas de risco e conformidade, tendo sido reconduzido nestes cargos em 2018. É Membro do Conselho de Administração do Banque Privée BCP (Suíça) desde 2018.
Licenciado em Agronomia, Orientação em Engenharia Rural pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Mestrado em Desenvolvimento Rural pela mesma Universidade e Mestrado em Gestão de Negócios de Petróleo e Gás no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM).
Iniciou a sua carreira profissional na Action Aid, como Supervisor Sénior do Projecto de repovoamento pecuário, num modelo de crédito em espécie, em Pebane e Maganja da Costa na Zambézia, de 1999 à 2000. Na World Vision exerceu os cargos de: (i) Assistente Sénior de Agricultura no Programa de Agricultura e Gestão de Recursos Naturais em Nampula (2000 - 2001); e (ii) Contraparte do Especialista de Desenvolvimento de Grupos no Programa de Segurança Alimentar e Meios de Vida (OVATA) na Zambézia (2001 - 2003) bem como (iii) Coordenador do Programa OVATA no distrito de Namarroi. Na Oxfam GB assumiu a posição de Oficial de Monitoria e Avaliação do Programa de desenvolvimento em Niassa (2002 - 2004) e posteriormente foi indicado como Coordenador geral do Programa da Oxfam GB em Niassa (2004 - 2005). De 2005 a 2007 na CUSO Mozambique, foi Assistente de Programa, onde fazia assessoria directa ao Representante do País em todo programa Nacional, nas componentes de capacitação institucional, microfinanças e programas de cariz sociais. De 2007 a 2014 exerceu vários cargos na Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) desde a posição de Gestor da Área de Segurança Alimentar e Nutricional (2007 - 2008); Gestor de Planificação, Pesquisa e Avaliação (2008 - 2009) até a posição de Director de Programas, liderando todos os programas integrados da fundação (2009 - 2014). De 2014 até a data ingressou no Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), como Director de Investimentos, tendo nos finais do segundo ano de serviço sido nomeado para a posição de Director de Controlo de Participadas, área que vela pela planificação, supervisão e controlo de todas empresas do sector empresarial do Estado. Para além desta função, é Administrador não Executivo no Millennium BIM, na Ifloma e no Hotel Cardoso, em representação do Estado. Foi membro da Comissão de Extinção da Maputo Sul, E.P, e foi Presidente da Comissão de Investimentos, Gestão de Risco e Dívida da EDM, E.P. É actualmente (i) vogal da Comissão de Avaliação do Risco do Millennium BIM; (ii) vogal da Comissão de Investimentos, Gestão de Risco e Dívida da EDM, E.P e Presidente da Comissão Liquidatária da EMEM, S.A.