Presidente

Pós-Graduado em Finanças, com especialização em Instituições Financeiras, Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Mestrado em Estudos Africanos/Gestão no ISTEC e aplicado à formação contínua.

Actual Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Millennium bim (Moçambique), desde 2024, e Membro da Comissão Executiva do mesmo banco, Moisés Jorge iniciou sua carreira em 1991, na FDO – Empresa de Construção Civil em Braga. Em 1993, transitou para a empresa Gomes do Monte Construções – Póvoa de Varzim.

Ingressa ao Grupo Millennium BCP, em 1994, em Portugal, trabalhando em diversas direcções, em preparação para instalação e início de actividades do Millennium bim. Do lado moçambicano, assume funções de Gestor de cliente (1995-1997), Director Comercial de Private Banking (1998 – 2000), Director de Qualidade (2001), Director da qualidade e de Recrutamento e Formação, Integração e Desenvolvimento de Carreira (2001-2003). Entre 2003 e 2006, integra novamente os quadros do BCP, nas Direcções de Qualidade, Corporate, Private Banking e Operações.

De regresso à Moçambique, assume funções de Director Coordenador Corporate, entre 2006 e 2015, construindo sólidos relacionamentos com clientes corporativos e institucionais. Entre 2015 e 2024, integra o Conselho de Administração e do Millennium bim, com principais responsabilidades no segmento Corporate, Direcção de Segurança Física e Direcção de Recuperação de Crédito.

Ver mais
Vice-Presidente

Nuno Manuel da Silva Amado é Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Advanced Management Programme no INSEAD, Fontainebleau.

Iniciou a sua carreira em 1980, na KPMG, Departamento de Auditoria e Consultoria. De 1985 a 1990, no Citibank Portugal, é Financial Controller, Tesoureiro e responsável dos Mercados Financeiros. De 1990 à 1992, é Assessor do Conselho de Administração (CA) da BFB Leasing e Secretário-Geral do BFB. De 1993 à 1997, é Membro do CA do Deutsche Bank Portugal. De 1997 a 2004, Membro da Comissão Executiva (CE) do BCI. De 1997 à 2006, membro da CE e do CA do Banco Santander de Negócios Portugal. De 2000 à 2004 é membro do CA do Crédito Predial Português e do Banco Totta & Açores. Exerceu os cargos de Vice-Presidente das CE do Crédito Predial Português e do Banco Totta & Açores. De 2005 a 2006, foi Vice-Presidente da CE e membro do CA do Banco Santander Totta. De 2006 à 2012, Director Geral e Membro do Comité de Direcção do Banco Santander Central Hispano, Vice-Presidente do CA e Presidente da CE do Banco Santander Totta. Exerceu ainda o cargo de Vice-Presidente do CA e Presidente da CE do Banco Comercial Português, S.A., de 2012 a 2018, tendo sido reconduzido e eleito Presidente do CA para o corrente mandato 2018-2021.

Desempenha ainda os cargos de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Millennium bcp, Vice-Presidente do Supervisory Board do Bank Millennium, S.A. (Polónia), membro do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade e membro da Direção da Business Roundtable Portugal. É 1º Vice-Presidente do Conselho de Administração do BIM – Banco Internacional de Moçambique, S.A. tendo sido reconduzido em 24 de Março de 2021 para o mandato em curso.

Ver mais
Membro

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Programa de Alta Direcção de Empresas (PADE) – AESE, Programa Avançado de Formação de Quadros – INSEAD

Actualmente membro do Conselho de Administração e Presidente do Conselho de Remunerações e Previdência do BIM – Banco Internacional de Moçambique, S.A., iniciou a sua carreira profissional em 1987 na área Comercial e Financeira de PME do sector industrial. Em 1990 ingressou no Banco Português do Atlântico, S.A. Em 1996, já no Banco Comercial Português (BCP), participa nas equipas de integração do BPA no BCP. Em 1997 é responsável pela Direcção de Marketing de Empresas BCP, S.A. Em 1999 é Diretor Coordenador da NovaRede (Retalho Sul) e membro de Comités Diretivos junto do Banco de Portugal., e C.E.O. da sociedade Managerland, S.A., em 2001. Diretor Geral do BCP, membro do Comité Executivo do Retalho, responsável pela Direção de Inovação e Promoção Comercial, Administrador da sociedade Millenniumbcp Gestão de Fundos de Investimento, S.A., Presidente do CA da sociedade Millenniumbcp Teleserviços, S.A. e Membro da CE da CISP em 2005. Gerente da sociedade AF Internacional, S.G.P.S. Sociedade Unipessoal, Lda. e Chefe de Gabinete do Presidente do CA Executivo do BCP, S.A. em 2007. Presidente do CA do ActivoBank, S.A. em 2009. Presidente do CA do Banco Investimento Imobiliário, S.A. em 2012. Membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Capital Ventures-Sociedade de Capital de Risco S.A. e Presidente do CA do Banco Millennium Angola, S.A. em 2012.

É membro do CA do BCP, S.A. desde 2009, tendo sido reconduzido em 2018 assumindo a função de 3º Vice-Presidente do CA e de Presidente da CE (CEO).

Desempenha também os cargos de Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Millennium bcp, Gerente da BCP África, SGPS, Lda., Presidente do CA do ActivoBank S.A., membro do Supervisory Board do Bank Millennium, S.A. (Polónia), Vice-Presidente do Conselho de Administração do Bank Millennium Atlântico, S.A. (Angola).

Ver mais
Membro

Licenciado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Investigação Operacional (parte académica) no Instituto Superior Técnico (Lisboa), Mestrado em Economia na Université Catholique de Louvain (Bélgica).

Actualmente Membro do CA e Presidente da Comissão de Auditoria, Membro das Comissões de Nomeações e Remunerações e da Avaliação de Risco do BIM – Banco Internacional de Moçambique, S.A. Iniciou a sua carreira no sector financeiro como Consultor de serviços financeiros no Banco Português do Atlântico, Banco Nacional Ultramarino, Banco Espírito Santo, Manufactures Hannover Trust de 1982 a 1989. Em 1989 foi responsável pelas áreas de controlo de riscos, ALM, research de mercados financeiros e mercado de capitais na Direção Financeira – BPA, S.A. Foi Assessor do Presidente do Conselho Nacional do Plano em 1990. Membro do CA da Corretora Atlântico - Soc. Financeira de Corretagem S.A. e da Servimédia – Sociedade Mediadora de Capitais, S.A. e Presidente do CA da Servimédia - Sociedade Corretora S.A. em 1993. Responsável pela Direção de Gestão de Ativos e Passivos do BPA em 1995, e do BCP em 1998. Responsável pelo projecto “Ano 2000” do Grupo BCP em 1999 e pelo desenho, desenvolvimento e lançamento do site bancário “cidadebcp” em 2000 no BCP, S.A. Coordenador da Unidade de Produtos de Investimento – BCP, S.A. em 2002. Group Risk Officer do BCP, S.A. em 2003. Membro do CA e designado Vogal da CE do BCP, S.A. em 2015, responsavel, entre outras, pelas áreas de risco e conformidade, tendo sido reconduzido nestes cargos em 2018. É Membro do Conselho de Administração do Banque Privée BCP (Suíça) desde 2018.

Ver mais
Membro

É doutorando em Estudos Africanos no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL, Licenciado em Informática de Gestão no Instituto Superior Politécnico e Universitário, Pós-Graduado em Informação de Gestão na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais – Universidade Católica Portuguesa, Pós-Graduado em Consultoria e Gestão de Projectos, Departamento de Ciências e Tecnologia na Universidade Autónoma de Lisboa.

Vogal do CA desde 2012 e Vogal da Comissão de Auditoria desde 2018 no BIM. É Presidente do Conselho de Administração da Seguradora Internacional de Moçambique desde 2016. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral na Associação das Seguradoras de Moçambique desde Julho de 2021. Iniciou a sua carreira profissional como Técnico de Informática, responsável para Gestão de Equipamento na empresa SAGE em 1992. Técnico de Equipamento de Telecomunicações na Direcção de Operações, Director do Departamento de Gestão da Rede e mais tarde de Técnico Superior na Direcção de Sistemas de Informação, da Empresa TDM, E.P. em 1995. Consultor e Gestor de Projectos na Unidade Técnica de Reforma da Administração Financeira do Estado (UTRAFE), chefiou a Divisão do Projecto de Implantação do Sistema de Administração Financeira do Estado (eSISTAFE) – Ministério do Plano e Finanças em 2002, tendo coordenado a moderação dos Seminário de “Sistemas de Informação e Comunicação no Sector Público” no âmbito da divulgação da Reforma da Administração Financeira do Estado, junto à Comissão Nacional da Política de Informática em 2003. Foi Consultor em Gestão de Projectos no Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Financeira (CEDSIF) - Ministério das Finanças em 2010.

Desempenhou as funções de Assessor do Secretário-Geral e dos Ministros na Presidência, Assessor para os Assuntos Parlamentares, Assessor para Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais e Assessor para os Assuntos Gerais da Casa Civil da Presidência da República (desde 2005).

Vice-Presidente do Conselho de Administração no Fundo de Fomento Pesqueiro / ProAzul desde 2012 e, interinamente, Presidente do Conselho de Administração em 2018.

Ver mais
Membro

Licenciado em Agronomia, Orientação em Engenharia Rural pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Mestrado em Desenvolvimento Rural pela mesma Universidade e Mestrado em Gestão de Negócios de Petróleo e Gás no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM).

Iniciou a sua carreira profissional na Action Aid, como Supervisor Sénior do Projecto de repovoamento pecuário, num modelo de crédito em espécie, em Pebane e Maganja da Costa na Zambézia, de 1999 à 2000.  Na World Vision exerceu os cargos de: (i) Assistente Sénior de Agricultura no Programa de Agricultura e Gestão de Recursos Naturais em Nampula (2000 - 2001); e (ii) Contraparte do Especialista de Desenvolvimento de Grupos no Programa de Segurança Alimentar e Meios de Vida (OVATA) na Zambézia (2001 - 2003) bem como (iii) Coordenador do Programa OVATA no distrito de Namarroi. Na Oxfam GB assumiu a posição de Oficial de Monitoria e Avaliação do Programa de desenvolvimento em Niassa (2002 - 2004) e posteriormente foi indicado como Coordenador geral do Programa da Oxfam GB em Niassa (2004 - 2005). De 2005 a 2007 na CUSO Mozambique, foi Assistente de Programa, onde fazia assessoria directa ao Representante do País em todo programa Nacional, nas componentes de capacitação institucional, microfinanças e programas de cariz sociais. De 2007 a 2014 exerceu vários cargos na Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) desde a posição de Gestor da Área de Segurança Alimentar e Nutricional (2007 - 2008); Gestor de Planificação, Pesquisa e Avaliação (2008 - 2009) até a posição de Director de Programas, liderando todos os programas integrados da fundação (2009 - 2014). De 2014 até a data ingressou no Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), como Director de Investimentos, tendo nos finais do segundo ano de serviço sido nomeado para a posição de Director de Controlo de Participadas, área que vela pela planificação, supervisão e controlo de todas empresas do sector empresarial do Estado. Para além desta função, é Administrador não Executivo no Millennium BIM, na Ifloma e no Hotel Cardoso, em representação do Estado. Foi membro da Comissão de Extinção da Maputo Sul, E.P, e foi Presidente da Comissão de Investimentos, Gestão de Risco e Dívida da EDM, E.P. É actualmente (i) vogal da Comissão de Avaliação do Risco do Millennium BIM; (ii) vogal da Comissão de Investimentos, Gestão de Risco e Dívida da EDM, E.P e Presidente da Comissão Liquidatária da EMEM, S.A.

Ver mais
Membro

Licenciado em gestão de Empresas na Escola Superior de Organização Científica do Trabalho (ESOCT), Pós-graduado - XXV Programa de Direcção de Empresas na AESE, INSEAD – Millenniumbcp Programme.

Desde 2013, Membro do Conselho de Administração da Comissão Executiva do Millenium bim (CIO), Jorge Octávio Neto dos Santos iniciou a sua carreira profissional em 1981 como coordenador da área de desenvolvimento aplicativo de Operações Passivas no Banco Comercial Português. Mais tarde, participou nos processos de aquisição e fusão dos Bancos Português no Atlântico (em 1995), Pinto & Sotto Mayor (em 2001) e Mello (em 2002) como responsável pelos processos de fusão das Operações e migração aplicativa. Foi ainda Membro do Comité de Coordenação dos Serviços Bancários do Bcp, Membro do Conselho Consultivo para a Excelência Operacional da EFMA (European Financial Management and Marketing Association) e responsável pela Direcção de Operações do Bcp até Setembro de 2010. No Grupo Millennium BCP desde 1981, em 2010 inicia a sua Carreira Internacional como Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva no Millennium Bank (Grecia) como COO.

Ver mais
Membro

Licenciada em Economia na Universidade Eduardo Mondlane e Pós-Graduação em Gestão e Administração de Empresas no ISCTE Business School (Portugal) em parceria com o ISPU – Universidade a Politécnica.

Desde 2015, Membro do Conselho de Administração e Comissão Executiva do Millennium bim (Moçambique), Liliana Marisa Catoja da Costa Lemos, iniciou a sua carreira profissional como Analista Sénior da Unidade de Crédito e Sindicação do BIM Investimentos SARL em 1999 tendo também trabalhado em tempo parcial como Docente na Faculdade de Economia da UEM. E estagiou nas áreas de Corporate Finance e Mercado de Capitais no Millennium BCP Investimento em 2008. No Grupo Millennium BCP desde 1999, foi nomeada em 2004 Subdirectora da Banca de Investimentos e em 2010 Directora de Crédito no Millennium bim.

Ver mais
Membro

Licenciado em Gestão Bancária pelo ISGB, tem formação em Controlo Interno na Banca pela Católica Lisbon Business & Economics, Formação Avançada em Risk Management pelo IFB e Controlo e Auditoria Interna, IPAI, Audit for Internal Auditors pela KPMG.

Desde 2020, Membro do Conselho de Administração e Comissão Executiva do Millennium bim (Moçambique), José Artur Gouveia Coelho Caetano iniciou a sua carreira em 1989 como Técnico da Direcção de Operações e em 1992 fez parte do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração do Banco Comercial Português, SA. No Grupo Millennium BCP desde 1989, foi nomeado em 2000 Director Adjunto esteve na Cidadebcp, Direcção de Sistemas e Telemarketing, Direcção de Centro Contactos, Direcção de Banca Directa no Millennium BCP e já em Moçambique Director Comercial em 2011 e Director Coordenador das redes comerciais do Private Banking, Prestige e Empresas em 2013.

Ver mais
Membro

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e MBA pelo IESF no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.

Desde 2020, Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Millennium bim (Moçambique), Albino António Carneiro Andrade iniciou a sua carreira no sector financeiro em 1987 como Técnico na área financeira, organização e gestão de recursos humanos do Banco Português do Atlântico, SA. Onde em 1989 foi nomeado Gestor Segmento Empresas, 1991 Director do Departamento de Marketing Directo e Research e em 1998 desempenhou a função de Director – Linha Atlântico (Banca Telefónica). Ocupou o cargo de Director no Credibanco do Banco de Crédito Pessoal, SA em 1998. No Grupo Millennium BCP desde 2000, foi nomeado em 2006 Vice-Presidente do Conseill de Surveillance do Banque BPC, SAS (França).

Ver mais
Membro

Licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL) e Pós-Graduado em Negócios pela Associação de Estudos Superiores de Empresa (AESE), em colaboração com o IESE – Instituto de Estudos Superiores de Empresa da Universidade de Navarra.

Exerceu cargo de Administrador CFO na Hidroeléctrica de Cahora Bassa, (2003 - 2007), Administrador Executivo - CFO na Caixa Geral de Depósitos, SA (2012 - 2016), Administrador (não executivo) do BCI - Banco Comercial de Moçambique, SA e Presidente (não executivo) do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral, SA Espanha (2013 - 2016). Em 9 de Janeiro de 2017, foi cooptado pelo Conselho de Administração para desempenhar as funções de Vogal do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Comissão Executiva do Banco Comercial Português, S.A., até ao termo do mandato (2015/2017), tendo sido reconduzido nestes cargos em 30 de Maio de 2018 para o mandato 2018/2021, de 17 de Julho de 2018 a 17 de Fevereiro de 2020 foi Presidente da Comissão de Auditoria do BIM e de 20 de Junho 2017 a 2 de Novembro de 2021 - Presidente do Conselho de Administração do Banque Privée BCP (Suisse)Atualmente é Membro do Conselho de Administração e Membro do Conselho de Remunerações e Previdência (reconduzido em 24/03/2021), Presidente da Comissão de Nomeações e Remunerações, eleito em ….. …do BIM - Banco Internacional de Moçambique, S.A.

Ver mais
Membro

Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, formada em Gestão de Finanças Públicas e sobre fortalecimento das instituições fiscais e gestão de riscos fiscais – Instituto do FMI, formada em Protocolo de Estado e Gestão de Projetos.

Iniciou a sua carreira profissional como Estagiária na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto em 2001. Dentre 2001 à 2002 trabalhou como Técnica de Liquidação Financeira da Interbolsa (Central de valores Mobiliários) no Porto, Portugal. Também trabalhou como Técnica de Dívida Pública na Direcção Nacional do Tesouro do Ministério do Plano e Finanças de Moçambique.

Exerceu os cargos de Directora Nacional Adjunta do Orçamento do Ministério das Finanças de Moçambique entre 2010 à 2012. Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, com competências executivas de gestão da instituição e desenvolvimento da bolsa de valores, de 2012 à 2016. Directora do Gabinete da Esposa do Presidente da República – Presidência da República de Moçambique, no âmbito do apoio às actividades da Primeira-Dama, de 2016 à 2017. E, também, exerceu o cargo de Directora Nacional do Gabinete de Gestão do Risco do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique de 2018 à 2019.

Ver mais
Membro
Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, com o Programa de Alta Direção pela AESE Business School em Lisboa, iniciou a sua actividade em 1993, na área da banca de Investimento, na CISF-Companhia de Investimento e Serviços Financeiros (actual Millennium Investment), onde participou na estruturação e financiamento da generalidade dos grandes projectos de infraestruturas desenvolvidos em Portugal entre 1995 e 2005, para além de ter participado em diversas operações de M&A, Corporate Finance, Project Finance e mercado de capitais. A partir de 2005, integrou e liderou a Foreign Business Support com a responsabilidade de acompanhar as operações internacionais do Grupo BCP. Entre 2010 e 2013, exerceu as funções de CFO no Millennium bank na Grécia, bem como de Administrador não Executivo no Millennium bank na Turquia. Entre 2013 e 2016, exerceu as funções de COO, primeiro no Millennium bank na Roménia e, depois, no Milllennium Banque Privée na Suiça. A partir de 2016, liderou a Direção de Recuperação de Retalho do BCP em Portugal.
Ver mais
Cookies nas plataformas digitais do Millennium bim
O site do Millenniumbim utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Para aceder a todos os conteúdos de uma forma simples seleccione CONTINUAR.